A Mentoria dNovo

Um testemunho sobre a Mentoria dNovo e em particular sobre o seu acompanhamento ao Profissional dNovo Pedro Gonçalves Pereira que entretanto regressou ao mercado de trabalho.

“O Pedro Gonçalves Pereira foi uma pessoa fácil de apoiar no seio da dNovo. Não porque a sua reintegração no mercado de trabalho fosse simples e rápida, mas porque é uma pessoa por natureza otimista, capaz de fazer um bom diagnóstico das suas potencialidades e áreas a melhorar e, especialmente, uma pessoa focada em atingir os seus objetivos.

Não é de admirar que o Pedro tenha conseguido ultrapassar as dificuldades pelas quais passou. Tenho a certeza que será bem sucedido no novo desafio. Parabéns Pedro!

Infelizmente, no seio dos profissionais apoiados pela dNovo e fora dela, tenho encontrado pessoas com mais de 50 anos e desempregadas muito diferentes do Pedro.

Destas tenho ouvido descrições brilhantes e entusiastas dos seus sucessos passados e do que fizeram ou criaram, antes de se encontrarem na situação de desemprego e perante a dificuldade em retomarem uma atividade profissional.

Nestas descrições, noto sempre a falta de exemplos de situações que requereram forte resiliência — a capacidade de lidar e de ultrapassar adversidades, obstáculos e situações adversas.

Quando estive no Médio Oriente, várias vezes os meus amigos árabes, indianos e outros referiram as marcas profundas nos seus países resultantes da presença dos portugueses. É evidente a fama que temos e que admiram, ainda hoje.

Quando lhes explicava que os portugueses são, hoje, somente dez milhões e vivem num território que até é difícil de mostrar no Google, eles tinham dificuldade em acreditar em mim. Com uma dimensão tão insignificante no Mundo, como foi, e é possível, termos feito o que fizemos?

Acredito, fortemente, que neste pequeno canto da Europa e neste pequeno povo, existe uma enorme capacidade de resiliência, quase natural, que herdámos dos nossos antepassados.

A dNovo tem excelentes Mentores e ferramentas para dar apoio aos seus Profissionais mas, no final, tudo depende da capacidade de resiliência que cada um possuir e demonstrar. É preciso redescobri-la, “desenterrá-la”. Ela está lá, acreditem.”

Resta-nos agradecer ao Mentor dNovo pela generosidade na partilha deste seu testemunho e principalmente a disponibilidade que dedicou a este nosso profissional.

Um bem-haja a todos os Mentores dNovo!

Scroll to Top