A Mentoria dNovo – Paula Campino


Um testemunho sobre a Mentoria dNovo e em particular sobre o seu acompanhamento ao Profissional dNovo Vítor Almeida que entretanto regressou ao mercado de trabalho.

“ Passou quase um ano desde que conheci o Vitor.

Se tiver de fazer o balanço do seu/nosso percurso rapidamente reconheço que o mérito na sua reintegração profissional foi dele, como, aliás, entendo que deve ser. E que a minha visão do seu percurso não coincidirá certamente com a dele, nem tem de coincidir.

Estivemos juntos, presencialmente, apenas uma vez, o suficiente para perceber que no seu caso “o sonho comanda a vida”. Depois, fomos contactando por e-mail, telemóvel e teams. Em cada conversa tentei acompanhar a sua ânsia de projetos novos, achando por vezes que “via” mais sobre as circunstâncias do que ele próprio.

Apesar da tendência do Vitor ser normalmente pensar no futuro, com muitos “e se”, tentei sempre trazer a conversa para o real, o concreto, o possível em cada momento. Nunca me inibi de dar a minha opinião, avaliando sempre com ele os prós e contras de cada nova ideia, de cada nova possibilidade.

Os nossos contactos nunca serviram para o Vitor partilhar ou desabafar sobre os seus momentos menos bons ou o seu desânimo, que seguramente teve. Antes mantivemos conversas produtivas sobre situações concretas.

Mesmo quando me informou que iria arriscar num projeto entusiasmante e com muito futuro numa área que bem conheço, ao invés de me limitar a parabenizá-lo, fiz uma avaliação crítica do mesmo, novamente partilhando com ele o que me pareciam ser maioritariamente “contras” principalmente para alguém que não tinha conhecimentos técnicos nem conhecia as dinâmicas da atividade.

Mas, tentou e voltou. Recentrou-se no que realmente conhece, sabe fazer e tem para oferecer como mais valia para outros. E acertou! Iniciou um projeto de consultoria há pouco tempo e, agora, embarcou numa nova aventura profissional a tempo inteiro.

Se concretizou sonhos? Talvez (ainda) não. Mas reencontrou a alegria de ter uma rotina (sim, a rotina pode dar alegria), de poder fazer, de ser parte de uma equipa, de se sentir produtivo e de, assim, poder respirar mais devagar e continuar a sonhar mas com uma âncora que lhe permitirá saber onde está o Norte.”

Resta-nos agradecer à Mentora dNovo pela generosidade na partilha deste seu testemunho e principalmente a disponibilidade que dedicou a este nosso profissional.

Um bem-haja a todos os Mentores dNovo!

Scroll to Top